14/03/2010

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE


Os critérios de diagnósticos mais explicativos para o para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade são aqueles relacionados pelo DSM-IV. Os principais são os seguintes:
*TDA – TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO-TIPO DESATENTO
Freqüentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras
Com freqüência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
Com freqüência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.
Com freqüência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções).
Com freqüência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades com freqüência evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa).
Com freqüência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por ex., brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais).
É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa.
Com freqüência apresenta esquecimento em atividades diárias.

*THDA TRANSTORNO DE HIPERATIVIDADE COM DÉFICIT DE ATENÇÃO-TIPO IMPULSIVO:
Freqüentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira.
Freqüentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.
Freqüentemente corre ou escala em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes e adultos, pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação).
Com freqüência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer.
Freqüentemente fala em demasia Impulsividade.
Freqüentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas.
Com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez.
Freqüentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros (por ex., intromete-se em conversas ou brincadeiras).

ORIENTAÇÃO AOS PAIS
-As crianças hiperativas precisam de atendimentos adequados.
-Os pais devem procurar informações e esclarecimentos para cuidar da criança.
-Somente algumas crianças hiperativas são medicadas.
-História de hiperatividade, transtorno depressivo nos pais ou em outro elemento na família, verificar hipótese de hiperatividade na criança.
-Os pais não causam hiperatividade nos filhos, mas seu modo de interagir pode aumentar ou dinimuir o comportamento hiperativo.
-Os pais devem procurar ajuda quando perceberem suas limitações para lidarem com a criança.