09/05/10

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE SEXUALIDADE


Queridos,
Tenho realizado palestras sobre sexualidade em vários lugares. Tem sido um privilégio poder compartilhar com tantas e diferentes pessoas sobre o tema.
Algumas perguntas se repetem com frequência, o que nos leva a entender a importância de se abordá-las, uma vez que são dúvidas bastante pertinentes.

Hoje, escreverei sobre uma dessas perguntas e, mais a frente, postarei novas dúvidas com suas respectivas respostas.

1- Existem tamanhos diferentes de pênis?

Sim. Assim como todos nós temos dois olhos, uma boca e um nariz e são diferentes dos das outras pessoas, os pênis possuem características gerais comuns, mas nunca são idênticos a outro. Homens da raça negra têm pênis maiores do que homens de outras raças. Homens de raça oriental possuem pênis menores que da raça negra ou branca. O homem brasileiro possui um pênis de cerca de 14 a 16 cm. É claro que esse tamanho pode variar para mais ou para menos. Porém, não há motivo para preocupação. O prazer proporcionado a uma mulher independe do tamanho do pênis. O canal vaginal tem em média 12 cm de comprimento e a área mais sensível da mulher à estimulação sexual é o clitóris, o único órgão exclusivamente sexual.

2- É normal meu marido querer fazer sexo várias vezes por dia?

Grande parte dos homens têm necessidade de ter relação sexual diariamente. Porém, quando essa satisfação dura apenas alumas horas, necessitando assim de várias relações por dia, pode se tratar de uma compulsão sexual (um transtorno obsessivo-compulsivo). Aí então, o casal deve procurar um terapeuta sexual para fazer uma avaliação, começar a terapia sexual e encaminhar para outros especialistas, quando necessário.

3- Que função tem o clitóris?

O clitóris é o único órgão existente exclusivamente sexual. Ele está no corpo da mulher para fins de excitação e para levá-la ao ápice do prazer sexual- o orgasmo.
O clitóris deve ser estimulado durante o ato sexual para que a mulher satisfaça-se na relação. Essa estimulação pode ser feita através da língua, dos dedos, do pênis e do próprio corpo do parceiro. (Existem posições que favorecem a fricção do clitóris).
É importante salientar que o clitóris fica na parte superior da vulva. É uma pequena "bolinha" do tamanho de uma "ervilha". É composta de milhares de terminações nervosas, fazendo com que seja super sensível ao toque.

4- Medicamentos, como pílula anticoncepcional, podem alterar a libido?

Sim. Vários medicamentos têm como efeitos secundários alterações da libido, do desejo sexual. Além de alguns tipos de anticoncepcionais, medicamentos antidepressivos também podem alterar o desejo sexual tanto de homens quanto de mulheres. O importante é relatar ao seu médico caso isso ocorra para que ele possa fazer as alterações, quando possível.

5- É normal meu filho de 2 anos masturbar-se?

A auto-estimulação dos órgãos gentitais começa por volta dos 15 meses de idade, e é uma descoberta natural da criança, assim como ela descobre a língua e os pés, por exemplo.
A auto-estimulação infantil não tem o mesmo cunho de masturbação adulta, cujo objetivo final é o orgasmo. Não é permeado de fantasias sexuais como a masturbação do adulto. Ela faz parte do desenvolvimento do ser humano como um todo.

Carolina Mendonça.