14/09/2010

CYBERDEPENDÊNCIA OU VÍCIO EM INTERNET

   A Personalidade Dependente está subjacente à maior parte das adições. As justificações podem ser muitas mas o consumo como forma de preencher o "vazio" é transversal à maior parte delas. Como tal, enquanto há quem dependa de drogas, jogo, compras, nicotina, cafeína ou benzodiazepinas, outros são viciados em Internet e Computadores.

   Este problema foi diagnosticado como “distúrbio de adição à Internet”, e estima-se que entre 6% a 10% dos aproximadamente 189 milhões de americanos utilizadores de PC sofram do problema que afecta a vida normal, o relacionamento familiar, social e profissional causando stress severo.
   O problema em si não reside no Computador ou na Ligação à Rede mas sim na patologia ou estrutura de personalidade que o utilizador já tem como base. Provavelmente, se não se tornasse dependente de computadores, tornar-se-ia dependente de químicos, álcool ou mesmo de pessoas, mostrando-se incapaz de estar sozinho e de representar simbolicamente a ausência do outro, arranjando novas relações imediatamente após o término das anteriores. A Internet tornou-se "apenas" um novo alvo e uma nova forma de preencher o vazio. Não deve ser encarada negativamente, até porque, muitas vezes, é tábua de salvação de situações patológicas graves em que o único vínculo social é apenas a Web.
   Assim, mais do que condenar a Internet ou amaldiçoar os Computadores a pessoa e a família devem procurar ajuda. Este é - sobretudo - um sintoma de disfunção familiar, de falta de diálogo e suporte. Trabalhadas estas questões com o paciente e com a família (em grupo ou individualmente) os resultados atingidos são bastante positivos.
   Procure uma opinião especialista!
 
 
Fonte: cronicasdeumamentesa.blogspot.com