04/03/2011

Encontrando o equilíbrio entre o trabalho e a família

A principal dor de cabeça de toda mãe que trabalha fora de casa é decidir quem vai cuidar das crianças. As opções são creches, jardins da infância, babás e empregadas domésticas. Reserve algum tempo para pesquisar cuidadosamente cada alternativa.

Ajuda mútua
Uma rede de ajuda mútua composta pelo seu companheiro, família e amigos é de importância vital. Quando você estiver menos sobrecarregada, ofereça ajuda aos outros, assim você não se sentirá culpada quando tiver que recorrer a eles. E sempre é bom poder bater papo com alguém quando você estiver se sentindo angustiada.

Flexibilidade e Força
O primeiro passo para chegar a um equilíbrio bem-sucedido é compatibilizar os horários de trabalho com as obrigações familiares. Os empregos de meio período, os trabalhos que podem ser feitos em casa e as licenças remuneradas são opções interessantes. Cuide para que você tenha horários de saída fixos no trabalho. Você nunca encontrará um equilíbrio se viver chegando atrasada para colocar as crianças na cama. E também não é positivo para a vida particular levar trabalho para casa. No entanto, mantenha em mente que o mundo não vai acabar se você atrasar cinco minutos quando for buscar o filhos na escola, nem se uma vez ou outra pedir um pouco mais de tempo para entregar um relatório no trabalho. Deixe a culpa de lado: a não ser que você se transforme na mulher maravilha, nunca será capaz de agradar cem por cento nem ao patrão, nem à família.

Tempo para você mesma
Reserve um tempo para si mesma. É comum nós, mulheres, nos sentirmos tão culpadas por não dedicar tempo suficiente aos filhos, que não reservamos nenhum momento para relaxar. Uma sessão de massagem de vez em quando ou freqüentar regularmente a academia podem ajudar a descarregar o estresse e dão uma folga tanto das pressões profissionais quanto das familiares. E é igualmente importante dedicar tempo ao seu parceiro!

                                                                                                                                                           Fonte: site do Discovery Home and Health