25/01/2012

"O AMOR É ESTAÇÃO: É INVERNO, É VERÃO."


  



   A frase acima é de uma música romântica cantada pelo grupo Roupa Nova do qual eu  gosto muito. Muitas de suas letras refletem o cotidiano de nós, seres humanos, dotados de emoção, de fantasias e de romantismo.
   A citação ilustra bem o relacionamento amoroso: ora é inverno, ora é verão. Como alguns costumam dizer: ora é tempo da tempestade, ora da bonança. Ou ainda: ora se está por cima, ora por baixo.
   Não há nenhum relacionamento a dois onde seja verão perpetuamente. Nos relacionamentos de verdade, um dia faz sol, dá praia; no outro chove e fica-se amoado dentro de casa. Um dia dá vontade de rir, de passear, de namorar. Noutro, de chorar, de dormir, de refletir...
   Não há casamento sem alguns desentendimentos, sem dificuldades, não há perfeição. Não estou fazendo apologia à discussões e brigas, pelo contrário, precisamos resolver nossas desavenças da melhor forma possível.
   O casamento revela os defeitos dos cônjuges. No dia-a-dia não dá para fazer uso de máscaras para o cônjuge. Cada um vai se mostrando como é. E o desafio é justamente esse: aprender que "O amor é estação."
   Talvez vez você esteja no inverno do seu casamento. Está difícil, está escuro, e você até acha que o seu relacionamento está chegando ao fim. Não pense assim. Essa é uma fase, é uma estação. Logo o verão chegará! Mas, atenção: para o verão chegar, algumas coisas mudam: temperatura, clima, posição terrestre, etc, etc, etc. Então, o que você está fazendo para que o verão chegue para o seu casamento? Está parado olhando a chuva pela janela? Está simplesmente enrolado no seu edredom macio? Ora, algumas coisas na Terra e fora dela acontecem para que você tenha dias de sol. O que você está fazendo para que os seus problemas conjugais se dissipem a ponto de voltar  a brilhar?
   Relacionamento humano é uma das coisas mais complicadas dessa vida. Seja de que tipo for: pais e filhos, irmãos, patrão e empregado e, é claro, marido e mulher.
   Faça você mesmo que o verão chegue para o seu casamento. Essa é uma estação fria e chuvosa. Mas, é uma estação e ela deverá mudar!
   Sempre que passamos por dificuldades no casamento, especificamente de relacionamento conjugal, a impressão que dá é de que não tem jeito. Ficamos meio cegos. Não enxergamos um palmo a frente do nariz, vemos tudo preto e branco! Mas, o primeiro passo precisa ser dado. E o primeiro passo é sempre o mesmo, independente do tipo de problema, seja ele conjugal ou de outra natureza: falarmos com Deus. Ele é quem nos ajuda e nos capacita para agirmos dessa ou daquela maneira. Se nos colocarmos em suas mãos, Ele nos usa e milagrosamente o inverno vai embora!
   Busque em Deus, o seu criador, o idealizador do casamento a ajuda de que você e seu cônjuge necessitam.
   Que Deus os abençõe! Faça a sua parte para que o verão chegue logo!


Com carinho, Carolina Mendonça. (Psicóloga. Especialista em relacionamento amoroso e em sexualidade humana.)