30/10/2012

Sexo sem estresse traz inúmeros benefícios ao organismo, afirmam especialistas.


 
A urologista, terapeuta sexual e diretora do Isexp (Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática), Sylvia Faria Marzano, afirma que após uma noite de sono bem dormida o sexo tem chances de ser melhor.
Com a mente livre de preocupações, fica mais fácil focar a relação e o parceiro, o que torna o sexo mais proveitoso. Além do mais, o corpo está refeito após o descanso.
A agitação causada por um dia corrido aumenta a produção de adrenalina no corpo, que é um hormônio ligado apenas à excitação, mas não ao prazer, o que pode atrapalhar o desempenho sexual.
Já Ivaldo Silva, professor do departamento de ginecologia da Unifesp observou que a questão é muito mais psicológica do que física, pois existe um componente hormonal que contribui para o melhor aproveitamento da relação. Segundo o professor, sem o estresse, o sexo é melhor devido a atenção que os parceiros dispensam um ao outro.
Quando uma pessoa está relaxada e faz sexo de qualidade, mais endorfina (hormônio ligado ao prazer) é liberada.
Sylvia completou que o sexo fortalece também a relação amorosa, pois após o pico de endorfina, é liberada oxitocina (hormônio do amor “maternal”) pelo corpo, o que favorece a ligação sentimental. Sexo com qualidade traz muitos benefícios para o organismo. Melhora a auto-estima, o bom humor e até mesmo o sistema imunológico.

Fonte:
Folha de São Paulo