30/01/2014

Mulheres se sentem mais atraídas pelo papo e homens pela aparência.



Médicos explicam o que tem mais poder de sedução em ambos os sexos.

Do G1

Além de buscarem características diferentes no sexo oposto, homens e mulheres também se sentem atraídos por diferentes fatores – os homens são mais visuais e se atraem mais por imagens e aparências, enquanto as mulheres gostam mais de sons e, por isso, se atraem por um bom papo, como explicaram o endocrinologista Alfredo Halpern e o neurocirurgião Fernando Gomes Pinto.
.
Se apaixonados, tanto homens como mulheres têm uma substância liberada no cérebro chamada dopamina, um hormônio que ativa o “centro de prazer” e traz a mesma sensação de comer um chocolate, por exemplo.
Segundo o neurologista Tarso Adoni, a paixão pode dar sintomas com mais ou menos intensidade, de acordo com cada pessoa – pode dar calafrios, dor de barriga e as famosas “borboletas no estômago”, como mostrou a reportagem do Phelipe Siani (veja no vídeo ao lado).
No entanto, assim como o chocolate, a paixão pode ter também prazo de validade. O neurologista explica que, nesse período, a pessoa fica tão focada no parceiro e, quando isso passa, ela começa a perceber os defeitos e problemas que podem levar à relação ao fracasso.
Bem Estar - Infográfico sobre paixão (Foto: Arte/G1)
Por isso, é importante sempre reinventar a relação, como fizeram a Elaine e o Victor, casados há 25 anos, como mostrou a reportagem da Marina Araújo (veja no vídeo ao lado).
Uma das dicas para manter a relação saudável é saber ouvir e perguntar ao parceiro “como foi seu dia?”. Estudos mostram que cerca de 30% a 40% da fala de qualquer pessoa é sobre suas sensações subjetivas e, se alguém ouve, isso traz prazer. Por isso, escutar o outro com calma é um momento prazeroso – jantar juntos, sentar perto e passar um tempo conversando são alguns hábitos que ajudam a manter esse diálogo e comunicação essenciais para um relacionamento duradouro.
Durante esses momentos, é importante também fazer o parceiro sorrir já que conviver com alguém bem humorado é mais prazeroso e prolonga a vontade de estar por perto. Segundo o neurocirurgião Fernando Gomes Pinto, documentar a relação com fotos também é um hábito saudável e que faz o amor durar. E não só isso, até mesmo a atividade física também faz bem para um casal, que vive menos estressado e em harmonia.
Em relação às mulheres, é fundamental ainda ter ao lado um homem gentil, que possa protegê-la e defendê-la – essa gentileza masculina aumenta muito as chances de um homem com uma mulher, até mesmo em atitudes simples, pagando uma conta ou pegando um guardanapo que cai da mesa, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern.