02/09/2014

QUEM DISSE QUE AMAR NÃO EXIGE SACRIFÍCIOS?











   Andei escutando por aí que no amor não existe essa história de sacrifícios, de sacrificar-se em favor de alguém. 

   Quando pensamos na maternidade, acho que as pessoas entendem melhor sobre o tema, porque a maioria das mães abrem mão de muitas coisas para criar seus filhos. Mas, quando sacrifícios são relacionados à casamento, a história muda de figura. 
   Se não fizermos sacrifícios, o casamento acaba. Não estou delirando, não! No casamento é preciso ceder, doar e sacrificar-se. Muitas vezes é necessário deixar de lado as minhas vontades próprias em favor da felicidade do cônjuge. Nos tempos de hoje, onde o feminismo reina, onde o individualismo reina, onde o ter é mais valorizado que o ser, isso tudo parece até absurdo.
   É claro que os sacrifícios obedecem também à algumas regrinhas, como por exemplo: a preservação da vida e o equilíbrio emocional. Em nome de alguém não posso violar os ensinamentos Divinos.
   Olha o que Palavra de Deus diz aos maridos: "Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela."  (Efésios 5:25) Ora, não é esse um amor sacrificial? Cristo entregou-se por mim e por você! 
   Fico muito triste quando homem e mulher abandonam seus cônjuges por coisas das quais não deveriam. Uma pergunta que faço para os jovens que estão para se casar é:  "Você continuaria casado se seu marido ou mulher sofresse um acidente de carro, por exemplo, e ficasse paraplégico? Já pensou nisso?"
    Se fosse seu filho você não hesitaria em responder: "Jamais o abandonaria!"  Já se fosse o cônjuge!!!! Pensamentos do tipo: "Ah, não! Vou ter que ser babá de um marmanjo! "Vou ficar sem sexo?" (Embora, só fica sem sexo quem quer, porque sexo não é só penetração pênis-vagina!) "Minha vida vai mudar radicalmente. Não estou disposto!"
   Casamentos duradouros e felizes, só existem porque ambos entendem a necessidade de sacrifícar-se em favor de algo que é bem maior.
  Que reflitamos sobre o assunto e que façamos aquilo que é necessário para o sucesso do casamento!

   Com carinho, Carolina Mendonça.

   (Psicóloga especialista em Relacionamento Amoroso e Sexualidade Humana)