17/02/2017

Novas práticas terapêuticas ajudam a controlar doenças crônicas e devolvem qualidade de vida

As terapias não têm um critério fixo de indicação, depende do paciente. Vale ressaltar que essas técnicas não curam doenças. Elas complementam a medicina convencional.

Você já ouviu falar do Reiki? Musicoterapia? Quiropraxia? O Bem Estar desta sexta-feira (17) falou sobre essas novas práticas que foram incluídas este ano pelo SUS. A oncologista da medicina integrativa Denise Tiemi explicou os benefícios do Reiki e também da quiropraxia e o clínico geral Arnaldo Lichenstein mostrou porque a musicoterapia funciona.
De acordo com o clínico geral Arnaldo Lichenstein, essas terapias relaxam as pessoas e por isso é possível controlar doenças crônicas como diabetes e hipertensão. As novas práticas controlam o estresse e liberam a endorfina, que dá a sensação de bem-estar.
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde foi criada em 2006 e instituiu no SUS abordagens da medicina integrativa (fitoterapia, acupuntura, homeopatia, entre outras). A novidade, anunciada em janeiro desse ano, é a expansão dessas práticas terapêuticas. Agora, foram incluídas: arteterapia, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia e Reiki.
Cada município é responsável por oferecer os serviços à população nas Unidades de Atenção Básica. Nem todos os municípios terão todas as terapias, cada cidade analisa qual a demanda daquela região.
Novas práticasAs terapias não têm um critério fixo de indicação, depende do paciente. Vale ressaltar que essas técnicas não curam doenças. Elas são usadas para aliviar sintomas e devolver qualidade de vida ao paciente. Essas práticas complementam a medicina convencional.
A musicoterapia, como o próprio nome sugere, utiliza a música. Ela diminui a ansiedade, aumenta o bem-estar, melhora a socialização, a coordenação motora e o foco. Ela é usada em idosos, pacientes com problemas neurológicos e psiquiátricos.
Já a meditação ativa as áreas do cérebro que estão relacionadas com tranquilidade e inibe as áreas de alerta, aquelas que prepararam o corpo para lutar ou fugir. Pacientes procuram essa terapia para equilibrar o estresse e tranquilizar o turbilhão de pensamentos que convivem diariamente.
A arteterapia atua dentro da área da psicologia emocional e ajuda o paciente a expressar seus sentimentos de uma forma não-verbal. Dentro da área da naturopatia existem várias práticas: aromaterapia, florais, reflexologia.
O Reiki é uma das terapias mais controversas. São técnicas de imposição das mãos na região afetada para tratar um sintoma. Como não há relatos de que possa prejudicar o paciente e trabalhos mostram que há alívio de dores, a técnica é aceita.


A quiropraxia está relacionada com a estrutura da coluna, manipulação das vértebras. Essa terapia está relacionada com dores físicas no corpo, mas também tem uma interação com o emocional. Já a osteopatia lida com todo o corpo, musculatura, órgãos e sistema linfático.