16/07/2010

É possível engravidar após o fim da menstruação?

A menstruação da minha namorada terminou no sábado e no domingo tivemos relações sexuais sem camisinha. Qual é a chance de ela engravidar?

A possibilidade é extremamente baixa nos casos em que a mulher tem a menstruação regulada, com ciclos de 28 a 30 dias. Em ciclos mais curtos, a possibilidade aumenta. É preciso também levar em conta se a mulher está de fato menstruada, já que ela pode apenas ter tido um sangramento: toda mulher menstruada sangra, mas nem toda mulher que sangra está menstruada.

Para entender como se calcula o período fértil, vamos pegar o seguinte exemplo, baseado na pergunta acima: ela fica menstruada durante quatro dias e o período terminou ontem, ou seja, ela estava no 4º dia do ciclo menstrual (DCM). Hoje ela estaria no 5º DCM, ou seja, fora do período fértil. O perído fértil gira em torno do 14º DCM para mulheres com ciclos mentruais de 28 a 30 dias, e há risco de gravidez três dias antes e três dias depois desta data.


(Fonte: Portal Terra)


Pessoal, mas atenção! Pode acontecer do seu ciclo ficar desequilibrado por algum motivo e você engravidar!  (Carolina Mendonça)