27/01/2011

AFETIVIDADE


   Afetividade  é a relação de carinho ou cuidado que se tem com alguém íntimo ou querido.

   É o estado psicológico que permite ao ser humano demonstrar os seus sentimentos e emoções a outro ser ou objetos. Pode também ser considerado o laço criado entre humanos, que, mesmo sem características sexuais, continua a ter uma parte de "amizade" mais aprofundada
   Em psicologia, o termo afetividade é utilizado para designar a suscetibilidade que o ser humano experimenta perante determinadas alterações que acontecem no mundo exterior ou em si próprio. Tem por constituinte fundamental um processo cambiante no âmbito das vivências do sujeito, em sua qualidade de experiências agradáveis ou desagradáveis.


 Significado
   Afeição (vinda de afeto), é representado por um apego a alguém ou a alguma coisa, gerando carinho, saudade (quando distantes), confiança e intimidade, o termo perfeito para amor entre duas pessoas. O afeto, é um dos sentimentos que mais gera autoestima entre pessoas (principalmente jovens e idosos), pois produz um hormônio que garante o bem-estar do corpo. Um conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.


História
   A afeição não é só um sentimento humano, mas os animais conseguem demonstrar afeição (por exemplo, uma leoa por seus filhotes). A afeição vem também desde o surgimento da humanidade, quando os homens precisavam das mulheres para fazer neles carinho e realizar tratamentos (quando machucados ou doentes), e também quando as crianças estavam carentes.
   Na passagem da história pela humanidade, muitas vezes deixava-se de lado a afeição e homens e mulheres relacionavam-se apenas sexualmente, porém, muitas culturas já tinham mulheres para tratar dos ferimentos ou doenças, e já tinha uma forma de afeição entre homens e mulheres.

Fonte: Wikipédia