24/10/2012

1° mês do bebê

<!-- Mes atual

mês


O bebê não enxerga além de 30 centímetros e, ainda assim, apenas sombras. O olfato é extremamente desenvolvido, sendo o sentido mais importante para reconhecer a própria mãe. Respondem a sons mais agudos e, desde o primeiro dia, reconhecem a voz da mãe.
-->
  • ele Tamanho: 55 cm Peso: 4,2 kg
  • ela Tamanho: 54 cm Peso: 4 kg
  • O bebê deve ganhar entre 700 a 900 gramas
  • BCG / hepatite B

Percepção

O bebê é considerado recém-nascido até os 28 dias de vida. É capaz de se comunicar com a mãe (ao fixar o olhar nela na hora de mamar, por exemplo). Ele tenta imitar a expressão das pessoas. Para isso, elas precisam colocar o rosto pertinho.

Alimentação

O bebê só precisa de leite materno. A criança mama, geralmente, a cada três horas. Ela precisa de 400 a 800 calorias por dia, o que é fornecido por 600 ml de leite.

Aprendizagem

O simples fato de ter saído da barriga da mãe já é um aprendizado. Os exercícios devem ser leves. Erga os bracinhos e as pernas, mexa as mãozinhas, converse e cante baixinho para acalmá-lo.

Saúde

Nos primeiros dias, o umbigo deve ser mantido seco e limpo com álcool 70º. O coto cai entre 7 e 15 dias.

Rotina do bebê

O bebê passa praticamente o tempo todo dormindo ou se alimentando e deve permanecer em casa, uma vez que seu sistema imunológico é frágil.

Curiosidades

Tomar banho todos os dias é mais um hábito cultural do que uma necessidade. Se a higienização na região da fralda for adequada, não há problema se o bebê ficar um dia sem.