24/10/2012

3° mês do bebê




mês


O bebê inicia a sustentação do tronco quando colocado de barriguinha para baixo. Ou seja, ele tenta se mover. Já conta com o reflexo da preensão, que faz fechar as palmas das mãos e contrair os dedinhos dos pés quando tocado.
-->
  • ele Tamanho: 61 cm Peso: 5,7 kg
  • ela Tamanho: 59 cm Peso: 5,5 kg
  • O bebê deve ganhar entre 700 a 900 gramas
  • Vacina: Meningocócica C conjugada

Percepção

É capaz de enxergar os olhos de quem o segura e acompanha movimentos com o olhar. Começa a brincar com as próprias mãos e levá-las à boca, assim como os objetos colocados nela. Começa a emitir sons.

Alimentação

O bebê só precisa de leite materno e mama, geralmente, a cada quatro horas. Não é preciso oferecer água nem chás. Ele precisa de 400 a 800 calorias por dia, o que é fornecido por 600 ml de leite materno.

Aprendizagem

Quando o bebê estiver de bruços e tentando se mover, agite na frente dele um brinquedo para que mova a cabeça e tente acompanhar com os olhos. Coloque o bebê para brincar no chão.

Saúde

As assaduras são comuns, ainda mais se estiver calor. Para evitá-las, limpe bem a região com água e sabonete neutro e aplique a pomada indicada pelo pediatra. Sempre que possível, deixe a área descoberta.

Rotina do bebê

Se for dar banho no chuveiro, tome dois cuidados: fique de camiseta para aumentar o atrito com o corpo do bebê e evitar que ele escorregue, e não coloque sua cabeça totalmente sob a água, para evitar molhar os ouvidos. O sono ainda é desregulado.

Curiosidades

É comum agasalhar bebês além da conta por achar que eles sentem mais frio do que os adultos. Isso não é verdade. A percepção da temperatura é igual.