24/10/2012

13° a 15° mês do bebê



13° a 15° mês

O bebê começa a andar com mais firmeza e sem apoio. Isso muda sua perspectiva do mundo. Sente-se mais seguro para subir em escadas e objetos. É um momento de conquista e independência.
  • ele Tamanho: 77 cm Peso: 10,6 kg
  • ela Tamanho: 76 cm Peso: 10,4 kg
  • DPTa, hib e pólio.

Percepção

O bebê amplia a consciência do papel de cada objeto. Assim, é capaz de tratá-lo da forma apropriada, apertando os botões certos em um jogo, acariciando o bicho de pelúcia, colocando a boneca para dormir.

Alimentação

A criança já é menos sensível a alergias alimentares e pode começar a comer alimentos como carne de porco, peixe e clara de ovo. Ela necessita de 100 calorias para cada quilo de peso.

Aprendizagem

Como já caminha, incentive sua mobilidade. Dê a ele uma bola ou brinquedos de empurrar e puxar. Organize brincadeiras com movimento, como pega-pega, que desenvolvem a coordenação e o raciocínio.

Saúde

É um período com grande risco de quedas, uma vez que a criança começa a explorar novos espaços. É importante bloquear o acesso a áreas perigosas, como escadas.

Rotina do bebê

Muitos bebês já vão para a escola. Escolha uma instituição que respeite o ritmo da criança, sem impor horários para dormir, por exemplo. Ela deve tirar seus cochilos quando tiver sono e realizar as atividades pedagógicas quando se sentir disposta.

Curiosidades

A criança nessa idade passa a rejeitar o colo e quer andar de mãos dadas.