24/10/2012

19° a 21° mês do bebê




19° a 21° mês


A criança é capaz não apenas de andar e correr, mas também de usar os pezinhos para andar de triciclo ou bicicleta com rodinhas.
-->
  • ele Tamanho: 83 cm Peso: 11,5 kg
  • ela Tamanho: 82 cm Peso: 10,8 kg

Percepção

É comum a criança começar a enfrentar a vontade dos pais. Pode manifestar isso chorando ou fazendo birra. Imponha limites. Abaixe-se na altura da criança e fale olhando nos olhos dela. Muitas vezes é preciso contê-la fisicamente para que se acalme.

Alimentação

Nesse momento, a criança já tem bastante independência para escolher o que quer comer. Ofereça grande variedade para que escolha o que mais gosta. Se não aceitar da primeira vez, espere uma semana e volte a colocar o alimento no cardápio. A criança necessita de 100 calorias para cada quilo de peso.

Aprendizagem

É um bom momento para brinquedos e atividades que estimulem a coordenação dos olhos com as mãos. Por exemplo, lançar uma bola com o objetivo de acertá-la em algum lugar.

Saúde

A saúde do seu bebê é mais resistente. Eventualmente, ele pode apresentar resfriado, gripe ou intoxicação alimentar. Mas seu organismo será capaz de reagir, sempre com o acompanhamento do médico. Mantenha todas as vacinas em dia para evitar as infecções.

Rotina do bebê

A criança já é uma boa companheira para passeios e gosta de passar parte do dia brincando. Dorme cada vez menos e interage com as pessoas cada vez mais. Caso ela ainda não tenha entrado na natação, esse é um bom momento.

Curiosidades

As crises de birra são mais frequentes quando a criança está cansada ou com fome, pois isso diminui seu grau de tolerância