10/07/2014

Médicos falam sobre apatia e tristeza após derrota do Brasil na Copa

Em situações como essa, pode ocorrer uma espécie de pane no cérebro.

Do G1, em São Paulo
Nesta terça-feira (8), o Brasil perdeu para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo, por 7 a 1. O resultado deixou milhões de torcedores, não só brasileiros, surpresos. Mas como lidar com uma situação dessa? No Bem Estar desta quarta-feira (9), o endocrinologista Alfredo Halpern, o psiquiatra Eduardo Ferreira-Santos e o neurologista Luis Otávio Caboclo explicaram o que acontece com o cérebro e o sentimento do torcedor e do jogador em momentos como esse.
Como a expectativa por esse jogo era muito alta, a frustração também foi. E essa frustração pode se manifestar de diversas nas pessoas - muitos têm uma resposta ruim a situações de perda, que pode se refletir em raiva, choro ou tristeza, como explicou o psiquiatra Eduardo Ferreira-Santos. Para lidar com isso, a dica é usar o bom humor e, para quem está ainda de "luto", tentar retirar de casa objetos e outras coisas que lembrem a Copa. Segundo o neurologista Luis Otávio Caboclo, vale lembrar que não só no futebol, mas em qualquer outra parte da vida, é fundamental aprender com os erros e saber superar as dificuldades.
Os médicos explicaram ainda o que acontece em momentos de apatia - durante a partida, os jogadores pareciam ter ficado sem reação com os gols da Alemanha. Isso acontece porque a pessoa não consegue controlar o emocional. Em uma situação de adversidade extrema, como a do jogo por exemplo, pode ocorrer esse "apagão" no cérebro, que pode dificultar a execução de atos muito simples, que os jogadores estão acostumados a executar, como explicou o neurologista Luis Otávio Caboclo.
O endocrinologista Alfredo Halpern acrescentou ainda que os jogadores brasileiros estavam em uma situação de muito estresse, por causa da pressão de jogar em casa, o que pode ter contribuído para o mau desempenho. Já os alemães, por outro lado, estavam em uma situação completamente diferente - concentrados na Bahia, o time vinha com um humor muito melhor e com uma tranquilidade maior que a do time brasileiro.