08/04/2016

Psiquiatra dá dica de como evitar radicalismo em discussões e debates


Estudos sugerem que ilusão de conhecimento leva a posições extremas.
Refletir sobre o próprio desconhecimento pode levar a abrandamento.

Do G1, em São Paulo
Estudo mostrou que casamento ruim aumenta risco de problemas cardíacos, principalmente entre pessoas mais velhas - Casal idoso brigando (Foto:   Patrick Sheàndell O'Carroll/AltoPress/PhotoAlto)Estudos mostram que refletir sobre o próprio desconhecimento sobre um tema pode levar a posições menos radicais (Foto: Patrick Sheàndell O'Carroll/AltoPress/PhotoAlto)

Estudos sugerem que a falsa noção de se conhecer muito bem determinado tema pode levar as pessoas a ter posições extremas em relação àquele assunto. Quando se deparam com sua própria falta de conhecimento, elas tendem a adotar uma postura mais moderada.
Com base nessas conclusões, o psiquiatra Daniel Barros, consultor do Bem Estar, observa que a melhor forma de discutir com alguém com quem não se concorda é pedir para a pessoa explicar detalhadamente os argumentos que a levam a pensar daquela forma.
É possível que ela se dê conta de que não tem tanta propriedade para defender sua posição. Refletir sobre as limitações do próprio conhecimento sobre determinados processos também é uma boa estratégia para evitar o radicalismo.
No vídeo, Barros dá dicas de como lidar com a situação cada vez mais comum de se ver em uma discussão acalorada sobre política, futebol ou religião.
Estudos
Barros cita duas pesquisas que evidenciam esse fenômeno. Um trabalho americano publicado em 2013 pelo periódico "Psychological Science" pediu para que as pessoas explicassem em detalhe determinados processos políticos sobre os quais tinham posições extremadas. Em geral, o esforço as fez ver que sabiam menos do que presumiam sobre o tema, o que as levou a atitudes mais moderadas.
Já uma pesquisa publicada no mês passado no "Journal of Experimental Psychology: General" concluiu que o exercício de refletir cuidadosamente sobre o quão detalhado é seu nível de conhecimento sobre determinado tema, ainda que por poucos segundos, é suficiente para diminuir a presunção das pessoas diante desses assuntos.