24/10/2012

10° mês do bebê




10° mês


Como as mãos já estão bastante habilidosas, o bebê consegue segurar e manipular qualquer objeto com firmeza e sem grandes dificuldades.
-->
  • ele Tamanho: 71 cm Peso: 9,3 kg
  • ela Tamanho: 70 cm Peso: 9 kg
  • O bebê deve ganhar, em média, 450 gramas

Percepção

Começa a falar palavras monossilábicas e está interessado em imitar tudo o que os pais e demais pessoas ao redor dizem. Emite sons como "mamá" e "papá", embora não saiba o que significam.

Alimentação

A criança já está pronta para comer alimentos um pouco mais consistentes, que exijam mastigação, como grão de feijão (e não apenas o caldinho). Ela precisa de 800 a 1200 calorias.

Aprendizagem

Ofereça brinquedos que estimulem a linguagem, como telefone, para que ele imite o que os adultos fazem. Explique tudo o que vai fazer com ele: "agora é hora do banho". Isso ajuda na expressão do bebê. Evite a linguagem do tatibitate.

Saúde

Com a introdução de novos alimentos, é preciso dar atenção à obesidade, que já pode se manifestar com essa idade. Para evitá-la, ofereça alimentos com baixo teor de açúcar e gordura.

Rotina do bebê

Cada vez mais o bebê aprecia o que está ao seu redor. Por isso, é uma boa ideia levá-lo para conhecer novos ambientes. Uma visita ao supermercado ou à feira pode ser enriquecedora, pois ele terá contato com novos alimentos, sons e cheiros.

Curiosidades

É por volta dessa idade que a criança começa a dar pistas de que será canhoto, manipulando os objetos preferencialmente com a mão esquerda.