24/10/2012

9° mês do bebê




mês


Com essa idade, ele já segura a mamadeira ou o copinho sozinho e bate palminhas com precisão. Muitos já tentam dar os primeiros passos e desenvolveram a habilidade de sentar-se depois de ficar em pé.
-->
  • ele Tamanho: 69 cm Peso: 8,9 kg
  • ela Tamanho: 68 cm Peso: 8,6 kg
  • O bebê deve ganhar, em média, 450 gramas

Percepção

O bebê compreende um grande número de palavras, embora ainda não seja capaz de pronunciá-las. Mas o tom de voz que os pais usam para falar é importante. Tom suave indica que está tudo bem. Um tom mais irritado pode deixar a criança ansiosa.

Alimentação

Você pode oferecer alimentos mais sólidos para que o bebê exercite seus novos dentes, como um pedaço de biscoito ou bife, mas com atenção. Ele precisa de 800 a 1200 calorias, metade fornecida pelo leite materno e metade pelos demais alimentos.

Aprendizagem

A criança está ansiosa para dar os primeiros passos e ganha segurança se um adulto segurar suas mãos e ajudá-la. Evite o andador, pois criar uma área em torno da criança atrapalha a percepção de espaço.

Saúde

Com mais mobilidade, o bebê também se expõe a mais riscos. Instale redes de proteção nas janelas, não cozinhe com a criança por perto, dê preferência aos queimadores de trás do fogão, nunca deixe o ferro ligado se não estiver por perto, tampe os buracos das tomadas.

Rotina do bebê

Com essa idade, ainda gostam da rotina, com horário certo para comer, para dormir. Por isso, tudo que as tire de seu dia a dia normal vai irritá-las. Prepare-se para ter um companheiro mal-humorado no carro ou no avião durante viagens. Leve tudo o que for possível para distraí-lo.

Curiosidades

Para os primeiros passos, é melhor que a criança esteja descalça, o que fará com que sinta maior firmeza. Sapatos, só quando ele estiver caminhando.