24/10/2012

16° a 18° mês do bebê



16° a 18° mês

O caminhar é seguro e o vocabulário aumenta dia a dia, podendo chegar a cinquenta palavras. No geral, com dezoito meses, a moleira termina de fechar.
  • ele Tamanho: 80 cm Peso: 11,1 kg
  • ela Tamanho: 79 cm Peso: 10,7 kg
  • Hepatite A

Percepção

Com 16 meses, as crianças reconhecem as fontes sonoras colocadas acima ou abaixo do nível da orelha, não apenas ao lado. Sua audição é praticamente igual a de um adulto.

Alimentação

O apetite muda de um dia para o outro. Por isso, pode ser que a criança não coma a mesma quantidade sempre. Não faça da hora de comer um momento estressante. A criança necessita de 100 calorias para cada quilo de peso.

Aprendizagem

Faça brincadeiras em que a criança tem que representar papéis, mesmo que ainda bem simples. Ela pode ser o coelho e você a raposa, a mamãe e você o filho ou a filha.

Saúde

A saúde do seu bebê é mais resistente. Eventualmente, pode apresentar resfriado, gripe ou intoxicação alimentar. Mas seu organismo será capaz de reagir, sempre com o acompanhamento do médico. Mantenha todas as vacinas em dia.

Rotina do bebê

A necessidade de sono vai diminuindo. Pode ser que a criança não queira mais tirar o cochilo da manhã. Mas é importante manter a soneca da tarde.

Curiosidades

Os episódios de ansiedade de separação – quando a criança tem muito medo de ficar longe – costumam desaparecer por volta dos 18 meses.