24/10/2012

2° mês do bebê


mês


Se colocado de bruços, o bebê consegue sustentar a cabeça e erguer o queixo, além de mexê-la para os lados. A moleira - formação de tecido fibroso que protege a parte de cima da cabeça e deixa espaço para que o cérebro cresça enquanto os ossos não se fundem - começa a fechar.
-->
  • ele Tamanho: 57 cm Peso: 5 kg
  • ela Tamanho: 56 cm Peso: 4,7 kg
  • O bebê deve ganhar entre 700 a 900 gramas
  • Hepatite B, DPTa, Hib, pólio, pneumocócica conjugada e rotavírus.

Percepção

Seu sorriso é uma tentativa de se comunicar com as pessoas. Já é capaz de acompanhar os objetos com os olhos.

Alimentação

O bebê só precisa de leite materno e mama a cada quatro horas. Ele precisa de 400 a 800 calorias por dia, o que é fornecido por 600 ml de leite.

Aprendizagem

É importante que o bebê veja o mundo por vários ângulos. Ao chegar a um lugar novo, carregue-o no colo ou deite-o em uma superfície confortável e segura.

Saúde

É no segundo mês que as cólicas podem surgir. Costumam aparecer no final da tarde e durar algumas horas. Pesquisas mostram que elas não causam mal algum ao bebê.

Rotina do bebê

Com exceção das visitas ao pediatra ou à casa de parentes, o bebê não deve sair muito. O sistema imunológico ainda é frágil. Passeios ao ar livre logo pela manhã são recomendados. Evite shopping ou aglomerações.

Curiosidades

No geral, o choro demonstra algum tipo de desconforto, como fome, irritação ou fralda suja. Um choro mais agudo e estridente pode expressar dor.