24/10/2012

4° mês do bebê



mês


O bebê agarra objetos macios, mas não é capaz de segurá-los por muito tempo. No colo, consegue manter a cabeça erguida e observar o que está ao redor. Melhora a visão das cores.
-->
  • ele Tamanho: 62 cm Peso: 6,3 kg
  • ela Tamanho: 61 cm Peso: 6,1 kg
  • O bebê deve ganhar entre 400 a 600 gramas
  • Reforços das DPTa, Hib, pólio, pneumocócica conjugada e rotavírus

Percepção

Tem mais firmeza ao segurar os brinquedos pequenos e leves, como chocalho. Consegue balançar objetos e jogá-los no chão. Quando deitado de costas, esboça um movimento de rolar.

Alimentação

O bebê só precisa de leite materno. Ele precisa de 400 a 800 calorias por dia. Seu estômago está maior e consegue mamar um pouco mais. Assim, o número de mamadas diminui.

Aprendizagem

A criança começa a gostar de brincar de "achou". Esconda seu rosto com um paninho e depois descubra-o. Ela aprende que nem tudo o que sai de seu campo de visão deixa de existir.

Saúde

É comum alguns bebês apresentarem dermatite seborreica, um tipo de caspa. A mãe deve usar um xampu específico ou solução encontrada em farmácias de manipulação. A criança pode sofrer com refluxo. Se estiver ganhando peso, não se preocupe. Do contrário, informe o pediatra.

Rotina do bebê

A maioria dos bebês nessa idade precisa de dois cochilos por dia, de três a quatro horas cada, um pela manhã e outro à tarde. À noite, o esperado é que durma por seis ou sete horas seguidas. Seu organismo passa a produzir melatonina, o que faz com que perceba a diferença entre dia e noite.

Curiosidades

Quando recém-nascido, o bebê tem atração por objetos preto e branco. Nessa fase, começa a se interessar pelas cores, mas prefere sempre as primárias.