24/10/2012

5° mês do bebê

<!-- Mes atual

mês


O bebê já consegue se virar na cama, seja ficando na posição de bruços ou de barriga para cima. Segura os objetos com as mãos e leva-os à boca com mais firmeza.
-->
  • ele Tamanho: 63 cm Peso: 6,9 kg
  • ela Tamanho: 62 cm Peso: 6,7 kg
  • O bebê deve ganhar entre 400 e 600 gramas
  • Reforço meningocócica G conjugada

Percepção

O bebê se interessa pela própria imagem quando se olha em espelhos e tenta trocar os objetos de mão. Passa a brincar com os pés. Normalmente, com essa idade, o bebê já tem consciência de que ele e a mãe são seres separados.

Alimentação

O bebê só precisa de leite materno. Ele mama a cada quatro horas. Para as mães que voltam a trabalhar, aconselha-se retirar o leite e congelar. Ele precisa de 400 a 800 calorias por dia.

Aprendizagem

Coloque espelhos na frente do bebê para que ele se identifique. Em seguida, coloque sua imagem atrás da dele. Esconda-se atrás de uma porta ou móvel, deixando um braço de fora para que o bebê a encontre.

Saúde

Com a volta da mãe ao trabalho, muitos bebês passam a ter uma vida social mais intensa no berçário ou sob os cuidados de uma babá. Isso aumenta a incidência de virose. A criança pode ter de nove a 11 quadros de virose em um ano.

Rotina do bebê

A criança passa mais tempo acordada. Mas ainda é importante que tire um cochilo pela manhã e outro à tarde, com duas ou três horas cada um. As demais atividades - alimentação e brincadeiras - podem ser encaixadas nesses períodos em que está acordada.

Curiosidades

Os pés do seu filho parecem achatados, pois o arco fica escondido por uma camada de gordura. Entre dois e três anos, essa gordura desaparece e o arco fica evidente.