24/10/2012

6° mês do bebê



mês


O bebê tenta ficar sentado sem apoio, mas tem pouca segurança. Devem surgir os primeiros dentinhos. Mas, mesmo antes do surgimento dos dentes, o bebê já é capaz de mastigar alimentos mais moles.
-->
  • ele Tamanho: 64 cm Peso: 7,5 kg
  • ela Tamanho: 63 cm Peso: 7,3 kg
  • O bebê deve ganhar entre 400 e 600 gramas
  • Reforços da hepatite B, DPTa, Hib, pólio e pneumocócica conjugada

Percepção

A criança descobre que ganha colo ao esticar os braços, e adota esse hábito. Muitas vezes, o bebê grita para chamar a atenção. Ao imitar a tosse, descobre que consegue a atenção dos adultos, e passa a usar esse artifício.

Alimentação

Apesar de se recomendar a amamentação exclusiva até o final desse mês, muitos pediatras indicam a introdução de papinhas de frutas. A fruta pode ser oferecida amassada, no lanche da manhã e no da tarde.

Aprendizagem

Ensine-o a imitar diferentes tipos de sons, como os de bichos, carros, buzinas. É uma forma de aquisição de linguagem. Dê a ele uma caixa com coisas para que tire e guarde novamente. Esse é um grande estímulo emocional e mental.

Saúde

Com a introdução de alimentos novos, é preciso ficar de olho nas reações da criança. Algumas frutas podem provocar alergia, especialmente as cítricas. Se a criança ficar irritada, com dificuldade para mamar, troque a fruta.

Rotina do bebê

Apesar da aparente firmeza do bebê, nunca o deixe sozinho na banheira. Ele pode se afogar. Intensifique a higiene bucal, mesmo que haja apenas um dentinho. Escolha um creme dental indicado para bebês e coloque uma quantidade semelhante a uma ervilha na escova de cerdas bem macias.

Curiosidades

É também por volta de seis meses que a criança começa a estranhar a presença de pessoas que ela não conhece.